sexta-feira, 17 de maio de 2019

I PETchê - Encontro Gaúcho dos grupos PET


Nos dias 23 e 24 de março de 2019, ocorreu o primeiro encontro anual dos grupos PET do Rio Grande do Sul. Este evento foi realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade de Santa Maria (campus sede). O tema desta edição do evento foi "Identidade PETiana" que visa a resistência dos grupos e a expressão das múltiplas identidades que constituem o PET. Eventos específicos para integrantes dos grupos PET, como este, são necessários para a construção de um espaço democrático e também para fortalecer o programa, bem como buscar a melhoria, permanência e fortalecimento deste, através da luta e organização dos grupos.
No evento foram realizados diversos debates, tais como Consciência PETiana, além de momentos de integração e troca de experiências por meio de atividades como as apresentações de trabalho, oficinas e os Grupos de Discussão de Trabalho (GDTs) (Figura 1). O PETBio foi representados por sete (07) discentes e o tutor(Figura 2). As PETianas Joseane S. Ferraz e Etiely Karnopp apresentaram o trabalho intitulado "Feira de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pampa: Uma estratégia para a popularização da Ciência" ( Figura 3).
Entre as atividades direcionadas à formação do PETiano, também foram realizadas atividades de descontração e integração entre os grupos, como por exemplo, a festa à fantasia para que cada um pudesse expressar a sua identidade, apresentações de poesia, dança e música ( Figuras 4 e 5). Ao final do evento foi realizada uma Plenária Final, onde são discutidas pautas e encaminhamentos que são relevantes para o programa, dentre elas, a próxima sede do evento. A única candidata foi a UNIPAMPA, ( Figura 6) que foi representada por diversos de seus grupos PET e através de uma votação, foi a escolhida por unanimidade.  O PETBio está entre os organizadores da próxima edição do evento ( Figura 7).


Figura 1: PETianos participando de um GDT. Foto: Divulgação


Figura 2: Grupo PETBio representando a UNIPAMPA-SG no I PETchê Foto: Acervo pessoal
Figura 3:  PETianas Joseane Ferraz e Etiely Karnopp apresentando trabalho. Foto: Divulgação


Figura 4:  Grupo de danças tradicionalistas gaúcho da UFSM, DTG Noel Guarany se apresentando. Foto: Divulgação

Figura 5: Escola de Samba Vila Brasil se apresentando. Foto: Divulgação

Figura 6: Grupos PET da UNIPAMPA lançando sua candidatura para sediar o próximo PETchê. Foto: Divulgação
Figura 7: Grupos PET da UNIPAMPA no evento. Foto: Acervo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário