quinta-feira, 23 de maio de 2019

CinePET: "Tudo que quero" + Biofórum: "Despertar: Um sonho, uma realidade, um projeto. Entendendo o Espectro Autista"


No dia 7 de Maio de 2019 o PETBio realizou uma atividade diferenciada. Neste dia, ocorreu um CinePET e também um biofórum, ambos voltados para o assunto sobre o espectro autista, já que entende-se a grande importância desse assunto e sabe-se que é uma temática que deve ser abordada dentro e fora do meio acadêmico. Nesta atividade, foram disponibilizados gratuitamente, aos participantes, café e pipoca. Ambas as atividades foram mediadas pela aluna e bolsista do PETBio, Gabriele Glasenapp.
No CinePET, foi exibido o filme “Tudo que quero”. Ele conta a história de uma menina chamada Wendy (Dakota Fanning) que, apesar do autismo, é independente e brilhante. Wendy escreve histórias de fantasia em seu tempo livre e, quando ela descobre uma competição, decide terminar seu roteiro e participar. Com seu pequeno cão e apenas alguns dólares no bolso, Wendy decide corajosamente ir em busca de seu sonho, embarcando numa aventura repleta de desafios e surpresas.
Após o término do filme, foi realizado um intervalo e então deu-se início ao biofórum.  A atividade contou com a participação da Associação Despertar de pais e amigos do autista, onde por intermédio da Presidente Clarissa Coletto, Vice-Presidente Tatiana Ribeiro Pinto e a integrante da associação e aluna da UNIPAMPA, Dienuza Costa, a comunidade acadêmica pôde conhecer a trajetória da Associação, que desde 2017, luta por uma melhor qualidade de vida e atendimento aos autistas. As palestrantes compartilharam suas vivências, não só como integrantes de uma associação, mas como mães de crianças autistas que diariamente enfrentam preconceitos da sociedade e dificuldades para diagnóstico e tratamento de seus filhos e dos demais integrantes. Durante a conversa, surgiram grandes questionamentos e pode-se notar uma grande admiração do público com o trabalho da associação. A atividade contou com cerca de 36 pessoas no CinePET e 34 no biofórum, entre elas discentes e docentes da universidade.

Figura 1: PETiana Gabriele Glasenapp dando início à atividade. 

Figura 2: Participantes retornando do intervalo.

Figura 3: Palestrantes iniciando sua fala. (Da esquerda para a direita: Dienuza Costa, Clarissa Coletto e Tatiana Ribeiro Pinto)







Figura 1: Grupo PETBio com as integrantes da associação Despertar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário