quinta-feira, 12 de outubro de 2017

PETBIO participa da Feira do Livro de São Gabriel

A Feira do Livro de São Gabriel ocorreu de 04 a 08 de outubro de 2017, na Praça Fernando Abbott e contou com uma vasta programação das atividades culturais e exposição de entidades com município.

O grupo PET Ciências Biológicas e Programa PIBID subprojetos Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, representaram Instituição no evento durante os dias 05, 06, 07 e 08 de outubro do corrente ano (Figura 1). Foram expostos posters dos Cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado e de alguns trabalhos realizados pelos dois programas no campus São Gabriel e já divulgados em eventos específicos. O atrativo principal ao estande da Universidade Federal do Pampa foram os exemplares do acervo de Zoologia e Paleontologia na Instituição (Figura 2 e 3).


Figura 1. Estande da Unipampa na Feira do Livro. 


Figura 2. Insetários constituindo o parte do acervo de Zoologia. 


Figura 3. Exemplares do acervo de Paleontologia do Laboratório de Paleobiologia da Unipampa.

A exposição contou com animais nativos do Rio Grande do Sul, tais como mamíferos (Figura 4), aves e répteis taxidermizados, anuros (sapos, rãs e pererecas) e serpentes, bem como insetários e aranhas de interesse médico. Adicionalmente, alguns exemplares de insetos vivos foram utilizados para sensibilizar a população para a importância da preservação dos mesmos.


Figura 4. Ouriço taxidermizado nativo do Rio Grande do Sul.

Essa exposição foi realizada com o objetivo de compartilhar com a população gabrielense um pouco do conhecimento produzido na Universidade e adquirido pelos Petianos e Pibidianos. Dessa forma, a comunidade pode sentir a Universidade mais próxima, tirando dúvidas cotidianas em relação aos animais e fósseis, bem como alimentando um pouco mais a curiosidade dos adultos e principalmente das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário