segunda-feira, 23 de outubro de 2017

BIOFÓRUM : Medicalização dos Alimentos : Produtos apícolas como alternativa natural

Mais um Biofórum organizado pelo grupo PET biologia da Universidade Federal do Pampa, realizado no dia 18 de outubro de 2017 abordou como tema: “Medicalização dos alimentos: Produtos apícolas como alternativa natural” , ministrado pelo professor e doutor Andrés Delgado Cañedo, que possui experiência na área de Genética, com ênfase em expressão gênica e biologia celular. A palestra começou com algumas questões, segue abaixo uma breve descrição do que foi abordado.

O que é a medicalização dos alimentos? Talvez devêssemos olhar para os alimentos não pelo gosto, mas sim pelas substâncias das quais eles são compostos, como as fibras, os carboidratos e as vitaminas. Mas também, toda essa ação de olhar e consumir os alimentos como se fossem remédios, acaba tirando todo o prazer do ato de comer. Sendo necessário então ter um certo equilíbrio dessas duas partes.
Comer é remédio ?
Temos como exemplo de um alimento que passou a ser remédio, a semente de Chia, que agora é consumida, em sua grande maioria, em cápsulas!
E existem ainda, diversas pesquisas na área acadêmica que defendem e corroboram esse estilo de alimentação mais saudável, que não exclui os alimentos da rotina sem que seja extremamente necessário, como é o caso das restrições alimentares, para os diabéticos por exemplo, não tem como não medicalizar o alimento.
Somos contra ou a favor da medicalização dos alimentos ? Tudo irá depender do conhecimento das pessoas, pois embora a maioria é contra ver os alimentos como medicamento, a maior parte do tempo, nós consumimos alimentos “medicados”, com conservantes e entre outras substâncias sintéticas.
O produto que consumimos atualmente, já não é mais original, sempre terá acoplado a ele, mais alguns compostos para o aumento da durabilidade desse alimento.
Mas...quais conservantes consumimos ?
Um dos maiores exemplos, são os sulfitos, que são muito utilizados para a preservação do alimento, mas eles também retiram as qualidades nutricionais daquele alimento em questão. Esses sulfitos destroem a vitamina B1 e a tiamina, presente em produtos lácteos, carnes e cereais. Então, nesse ponto de vista, a medicalização do alimento, já não é mais positiva para a saúde humana.
Porém, uma das alternativas para todos esses problemas, está na apicultura, isso mesmo! Na apicultura. Já ouviu a frase “Sem abelha, sem alimento”? Você sabia que os serviços de polinização desses seres representam mais de 10% do valor da produção agrícola mundial ?!
Sem as abelhas, tanto a renovação das matas e florestas, como a produção mundial de frutas e grãos ficariam comprometidas. O equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade sofreria um sério impacto, o que afetaria diretamente o ser humano de diversas maneiras.
O físico alemão Albert Einstein, exercitou o pensamento de como seria um mundo sem abelhas, e sintetizou um pensamento que se mostra um dos mais sábios:
“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.” Albert Einstein (1879/1955) .
A Própolis é um elemento produzido pelas abelhas, formados através do pólen que há nas flores e juntamente com a saliva das abelhas. Ela tem como principal função, proteger a colmeia, evitando a entrada de fungos e bactérias.
A própolis é muito utilizada como medicamento popular, para o tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é o fortalecimento do sistema imunológico. Diversos estudos comprovam as inúmeras propriedades biológicas e terapêuticas da própolis, como:
Cura de várias infecções como a estomatite, amigdalite, gengivite e hemorroidas;
O fortalecimento da ação imunológica, estimulando organismo enfraquecido e reduzindo os efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia;
Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil;
Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas e manchas na pele;
Trata doenças das vias respiratórias e urinárias;
Age como antioxidante no organismo;
Atua como estimulante natural das defesas orgânicas;
Age como bactericida e é um ótimo cicatrizante.
Enfim, ela possui diversas propriedades terapêuticas graças a presença dos flavonoides, que  são um dos princípio ativo da própolis.

A própolis é realmente um antibiótico natural. A cada dia, surgem novas descobertas sobre ela ,novas indicações para tratamento de diversos males, e ainda assim, há muito para se fazer com a própolis, para dar uma origem e uma característica biológica para esse extrato a fim de ser utilizado para tratamentos e aditivos na conservação dos alimentos no lugar daqueles que são prejudiciais à nossa saúde. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário