quinta-feira, 12 de abril de 2018


1º AcampaPampa Bio


No dia 22 de março de 2018, quinta-feira, ocorreu no campus São Gabriel da UNIPAMPA o primeiro Acampapampa Bio, realizado pelo grupo PET Biologia com intuito de dar as boas-vindas aos ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas (Figura 1).



Figura 1. Organizadores e participantes do 1º Acampapampa Bio reunidos.

Os calouros da Biologia foram convidados a participar de uma série de atividades com objetivo integrador, alguns veteranos e professores também participaram da brincadeira a fim de auxiliar os novatos.
A gincana se constituiu em várias brincadeiras, como a caça aos professores, em que os alunos tiveram que procurar alguns professores previamente escondidos pelo campus, então realizar uma pequena tarefa e posteriormente decifrar alguns enigmas criados pelos próprios professores (Figura 2).


Figura 2. Professor Fabiano Torres escondido.


Após esta atividade, os professores participaram de uma corrida de saco e do ovo na colher, em que a ordem de chegada definiu a ordem de escolha das equipes de alunos (Figura 3).

Figura 3. Professores durante a corrida de saco.

As equipes foram formadas por alunos calouros, veteranos e professores (Figuras 4, 5, 6, e 7). 


Figura 4. Equipe do Professor Angelo, equipe roxa.


Figura 5. Equipe do professor Carlos Benhur, equipe laranja.


Figura 6. Equipe dos professores Felipe e Alice, equipe verde.


Figura 7. Equipe do professor Fabiano, equipe amarela.

A próxima atividade consistiu-se em uma caça à bandeira, a qual cada equipe teve que roubar a bandeira do campo adversário sem serem tocados por integrantes do outro time (Figura 8).

Figura 8. Caça à bandeira.

Em seguida as equipes participaram da atividade “caixa de pandora”, onde um integrante de cada equipe teve 1 minuto para colocar a mão dentro de cada caixa e tentar descobrir o que havia dentro dela apenas pelo tato.
Depois disso todos se reuniram para um churrasco ao ar livre e um pequeno campeonato de ping-pong. As atividades continuaram com a presença do técnico e músico Rafael Matielo, que animou a galera com boa música. Nesta tarefa, os participantes cantavam uma música que deveria conter uma palavra previamente sorteada.
A última brincadeira foi “se correr o bicho pega”, uma simulação do comportamento reprodutivo e da interação presa-predador, observados em anfíbios. A equipe amarela, do Professor Fabiano Torres, foi a equipe vencedora da gincana.
Para finalizar o primeiro Acampapampa, todos se reuniram para assistir um filme ao ar livre e aproveitar o restante da noite para descansar. As barracas e sacos de dormir foram emprestados pelo 6º BE. O primeiro Acampapampa foi um sucesso e todos se divertiram muito (Figura 9). Que venham os próximos!

Figura 9. Foto de pessoas felizes no Acampapampa.

PET Biologia agradece a participação de todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário