segunda-feira, 1 de abril de 2019

Biofórum: "Mulheres na Ciência: Por que ainda somos tão poucas?"


O primeiro Biofórum de 2019 foi realizado no dia 28 de março de 2019 (quinta-feira). Neste fórum foi tratada uma temática a respeito de mulheres na ciência. O fórum foi organizado sob a forma de debate contando com a presença de mulheres do  corpo docente e técnico da UNIPAMPA São Gabriel (Dra. Mirla Andrade Weber, Dra. Alice Hirschmann, Dra. Marcia Regina Spies, Dra. Lucia Vinadé e a Dra. Marícia Fantinel D'Ávila). O tema foi mediado por uma das bolsistas PET, a aluna Natália Oliveira e foi realizado sob um viés mais informal, como um bate-papo entre docentes e discentes.
Nesta atividade, foram realizados alguns questionamentos a respeito de pautas como Ambiente acadêmico e gênero; Produção científica e gênero; e o próprio tema do biofórum Mulheres na Ciência. Os questionamentos realizados foram:
  1. Por que somos tão poucas?
  2. Você já sentiu algum tipo de tratamento diferenciado no meio acadêmico e científico por ser mulher?
  3. Quais são os principais desafios a serem enfrentados (pelas mulheres) no meio acadêmico e científico?
  4. Como promover a adesão feminina no mundo científico?
As questões foram amplamente debatidas pelos participantes do biofórum. Com esta atividade, o PETBio enfatiza a importância da presença feminina no meio científico e enaltece o corpo docente do campus, através do espaço cedido para fala e representatividade das mulheres. Gostaríamos de ressaltar que serão realizadas mais atividades como esta, a fim de difundir e fortalecer a voz de pesquisadoras, professoras e mulheres em geral, de nossa Universidade. 


Esta atividade contou com a presença de 18 discentes e 8 docentes. Agradecemos imensamente a participação ativa da comunidade presente, em especial as nossas prezadas professoras que corroboraram para um bate-papo construtivo e inspirador. Reiteramos o convite à comunidade acadêmica acerca das atividades que são realizadas pelo PET Biologia, esperando a participação de todos. 
Figura 1: Aluna Natália Oliveira iniciando a atividade.


Figura 2:  Grupo de professoras debatendo acerca das pautas abordadas


Figura 3: Participantes do biofórum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário