quinta-feira, 28 de maio de 2009

PROFESSORES DA UNIPAMPA EM PESQUISA NA ANTÁRTICA

Esta viagem integra o projeto de pesquisa sobre as comunidades vegetais na área de degelo da Antartica. Agora será apenas uma ida para coleta de material botânico e deve durar de 7 a 10 dias, isto depende muito das condições climáticas lá na Antartica. Estamos desenvolvendo dois projetos com pesquisadores da UNIPAMPA, um sobre a genética das aves antarticas, outra sobre os impactos ambientais na área de atuação da Estação Brasileira, na qual se insere o projeto sobre as comunidades vegetais.
Em 2009/2010 haverá mais 3 expedições ao Continente Antártico: uma em dezembro com a participação do Prof. Ricardo e Prof. Analia, outra em janeiro com a participação do Dr. Antonio Batista e outra em fevereiro na qual o Dr. Cláudio Vinícius de Senna Gastal Jr. participará. Cada uma delas deverá ter a duração de 30 a 45 dias.
Estes projetos estão inseridos no Instituto Antártico de Pesquisas Ambientais, cujas metas são conhecer e monitorar a Antártica, continente mais preservado e mais frágil do planeta, e sua influência na América do Sul. Sua principal área de ação é a região da Península Antártica, Ilha Rei George, onde está instalada a Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz, na Baía do Almirantado. Essa região é a mais sensível do planeta às variações climáticas. Suas peculiaridades permitem que se detecte, precocemente, a resposta do ambiente às mudanças globais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário