segunda-feira, 8 de outubro de 2018

CinePET Not Alone #setembroamarelo

Nesta quarta-feira (26/09), ocorreu mais um CinePET, com o tema Setembro Amarelo. “Not Alone” nos apresentou Jacqueline, uma jovem de 18 anos tentando entender o suicídio de sua melhor amiga que conversa com adolescentes atormentados por problemas mentais e pensamentos suicidas.
Após o documentário foram apresentados dados estatísticos de depressão, ansiedade e suicídio, e então ocorreu uma discussão em torno do tema. Foram abordados também a influência da universidade na saúde mental da comunidade acadêmica, como a pressão da sociedade nos deixa doentes e o que podemos fazer para ajudar pessoas que sofrem com isso.
Segundo a OMS, só em 2015, quase 800 mil pessoas cometeram suicídio, o que o coloca entre as 20 principais causas de morte. A depressão afeta mais de 322 milhões de pessoas, sendo que apenas a metade procura por atendimento médico, fazendo com que a doença se torne a segunda maior preocupação em termos de saúde pública no planeta.
Não podemos fechar os olhos para isso, o suicídio é uma realidade e deve deixar de ser tratado como tabu. O preconceito existe, e por isso devemos falar abertamente, para que todos possam entender, seja quem precise de ajuda, seja quem precisa ajudar, depressão é uma doença como todas as outras e merece receber a mesma atenção.
#setembroamarelo #precisamosfalarsobresuicidio

Nenhum comentário:

Postar um comentário