quarta-feira, 21 de junho de 2017

BIOFÓRUM - “Bioinformática: a Biologia in silico”


No dia 12 de junho de 2017, o PET Ciências Biológicas promoveu mais um Biofórum, com a palestra intitulada "Bioinformática: a biologia in silico" (figura 1), ministrada pela doutoranda Cristiane B. D'Oliveira Matielo (figura 2). Durante a palestra, foram destacadas diversas técnicas do uso da bioinformática na análise e na interpretação de dados biológicos, bem como seus diferentes métodos e sua importância na ciência atual.
A Bioinformática é uma área multidisciplinar que integra a engenharia de softwares, a matemática, a física, a química, a estatística, a ciência da computação e a biologia molecular. Quem pretende entrar nesta área de pesquisa deve ter conhecimentos básicos de informática e facilidade no domínio das ferramentas computacionais. O termo ‘in silico’ está relacionado ao fato de se testar ou analisar algo em um modelo de simulação computacional, sem a necessidade de uso laboratorial, poupando tempo e gastos desnecessários.

O modo de trabalho depende do foco do pesquisador, atualmente muitos dados são compartilhados em sites específicos, como por exemplo o GenBank, um dos mais conhecidos e completos. Nesses sites estão depositados os sequenciamentos dos genes de diversas espécies, que podem ser utilizados ou prospectados para novas análises e comparações, sem a necessidade de um novo sequenciamento.

  Figura 1. Apresentação da palestra Bioinformática: a biologia in silico.


Figura 2. Palestra sendo ministrada pela doutoranda Cristiane B. D'Oliveira Matielo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário