terça-feira, 16 de maio de 2017

CINEPET DOCUMENTÁRIO THE MASK YOU LIVE IN

     No dia 11 de maio de 2017 o PET Ciências Biológicas, através do CIPEPET, trouxe para a comunidade acadêmica o documentário “THE MASK YOU LIVE IN”, para pensarmos e discutirmos um pouco sobre como a sociedade impõem a questão do que é ser “homem” (Figura 1 e 2).
     Desde criança os meninos ouvem “homem não chora”, “seja homem”, “não seja mulherzinha” entre muitas outras frases que doutrinam a mentalidade dos homens a não demonstrar seus sentimentos, tratar as mulheres como inferiores e resolver as coisas com violência. Tudo isso, juntamente com o “homem modelo” bem sucedido na vida, que é mostrado pelas mídias como o homem geralmente branco, cabelos castanhos, musculoso, bom em esportes, e muitas vezes possuem acesso fácil a armamentos, que resolve todos os problemas sozinho e que tem as mulheres aos seus pés. Modelo este, praticamente inalcançável, fazendo com que homens nunca sintam-se bons o bastante, causando tristeza, insegurança e stress.
   A sexualidade masculina se mostra tão frágil fazendo com que jovens pratiquem bullying, apontando no outro aquilo que tem medo de mostrarem em si próprios.
     A sociedade julga muito mas não busca a raiz do problema, muitos jovens vão mal na escola, são suspensos ou se tornam violentos e geralmente o que esta causando isso é a própria sociedade de maneira institucional impondo este “modelo de homem”.
     Talvez devêssemos parar de ver homens e mulheres e começar a ver humanos, os quais possuem sentimentos, expressam emoções e precisam de ajuda, afinal vivemos em grupo/sociedade para ajudarmos uns aos outros.

Figura1. Público presente na sessão do CINEPET desta quinta feria, 11 de maio de 2017, assistindo o documentário “THE MASK YOU LIVE IN”.
Figura2. Público presente na sessão do CINEPET desta quinta feria, 11 de maio de 2017, assistindo o documentário “THE MASK YOU LIVE IN”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário