segunda-feira, 4 de abril de 2011

XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE)

Apresentação

Em 2011, estaremos reunidos na cidade do Rio de Janeiro no maior dos eventos científicos da área de biologia experimental do país, a XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Pesquisadores do país e do exterior estarão reunidos neste clássico da ciência nacional. Desde a criação da Federação de Sociedades de Biologia Experimental há mais de 25 anos, anualmente diversas das Sociedades Federadas realizam seus Congressos formais em conjunto com a Reunião da FeSBE, enquanto outras realizam seus Congressos de forma independente. Este ano, graças ao esforço pessoal de muitos pesquisadores, teremos a oportunidade de realizar a maior Reunião Anual de nossa história. Esse evento, que planejamos ocorra periodicamente, deve permitir que neste ano de 2011 aproximadamente 5000 pesquisadores estejam reunidos de 24 a 27 de Agosto.

Apresentar o meu primeiro painel na FeSBE foi um dos marcos maiores na minha carreira científica. Ter a oportunidade de publicamente discutir os próprios resultados experimentais em um congresso nacional é certamente uma experiência memorável. As contribuições resultantes dessa exposição pública podem melhorar o trabalho. Dar novos rumos ao projeto. Resolver entraves técnicos. Indicar novas interpretações. Em suma, resultar em uma importante conquista não apenas para o trabalho, mas para a formação do estudante. Neste sentido, a Reunião Anual da FeSBE deve ser vista como evento obrigatório na formação de todos em nossa área de pesquisa.

Mas não apenas aos estudantes dedica-se e destina-se o congresso. Também os pesquisadores estabelecidos ou em fase de afirmação profissional tem em nossa Reunião oportunidades únicas. A oportunidade de contatos com outros pesquisadores. De estabelecer frutíferas colaborações. De construir relações de pesquisa que transcendam o mero projeto em si. De tomar conhecimento, discutir e modificar as políticas públicas na área. De estabelecer estratégias de ação para superar os principais gargalos em pesquisa.

Neste sentido, este material de divulgação é um amplo convite a todos para que participem ativamente desta que promete ser a maior de todas as Reuniões Anuais que já tivemos. Inscrevam seus resumos. Discutam de forma ampla seus dados experimentais. Debatam os rumos das políticas em ciência e tecnologia no país. Convido a todos para que contribuam com o vigor da nossa ciência. Que ativamente contribuam para esse crescimento. Sua participação é o primeiro passo para esse objetivo. Nos vemos em Agosto na cidade do Rio de Janeiro.

Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello
Presidente

Catarina Segreti Porto
1ª. Secretária Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário