
Apresentação
As duas últimas reuniões brasileiras ocorreram em Fortaleza, CE – 2009 e em Gramado, RS – 2007, contando em média com 1000 participantes sendo apresentados aproximadamente 1200 trabalhos científicos contemplando todas as regiões do Brasil. Já a última Reunião Latino-Americana ocorreu em La Plata, Argentina – 2010.
Estas reuniões têm como públicos-alvo estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, de Empresas Públicas e Institutos de pesquisas em diversas áreas que se integram com a Fisiologia Vegetal.
Nossa expectativa é bastante positiva em relação à participação de estudante e profissionais durante o XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e XIV Reunião Latino-Americana de Fisiologia Vegetal. Esperamos contar com cerca de 1000 a 1400 participantes, os quais deverão expor mais de 1000 trabalhos com os mais recentes resultados de pesquisas nas diversas áreas da Fisiologia Vegetal durante os três dias de duração do evento.
Escolhemos, dentro do Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Búzios para a realização do evento em função da sua localização estratégica dentro do Estado do Rio de Janeiro e na região Sudeste, bem como em função da infraestrutura da cidade, já há muito acostumada e preparada para receber um grande número de turistas ao longo de todo o ano. As belezas naturais da cidade dispensam comentários e convidamos a todos para descobrir todas elas.
O tema central deste Congresso será “Mudanças climáticas globais: do gene à planta”. O referido tema, apesar de estar em evidência na imprensa, na política, nas reuniões sócio-econômicas no país e no mundo, ainda pode ser abordado em termos das respostas fisiológicas das plantas às mudanças no clima do planeta. Acreditamos que esta será uma excelente oportunidade para a divulgação de trabalhos e troca de experiências entre estudantes e pesquisadores, principalmente, do Brasil e da America-Latina em estudos envolvendo os efeitos de fatores de estresse como por exemplo a falta ou excesso de água, o estresse provocado por temperaturas elevadas, à mudança na concentração de CO2 atmosféricos só para citar alguns.
Comissão Organizadora do XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e XIV Reunião Latino-Americana de Fisiologia Vegetal.
INFORMAÇÕES: http://www.sbfv.org.br/congresso2011/
Nenhum comentário:
Postar um comentário