quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Egressos e formandos apresentam conquistas

Em um momento de frutificação dos esforços despendidos na sua construção como instituição de ensino superior, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) recebe notícias de conquistas dos seus ex-alunos e de estudantes às vesperas da colação de grau. As conquistas dos alunos também servem como inspiração extra para os colegas mais novos que ainda estão na graduação.

Alegrete – A formanda do Curso de Ciência da Computação Joseane Giacomelli defendeu a monografiaBibliotecas Digitais Acessíveis: promovendo o acesso à informação com recursos da Informática sobre a acessibilidade dos sistemas web das Universidades Federais, o que inclui sistemas de bibliotecas digitais on-line. A questão foi abordada de modo a apresentar propostas que podem ser adotadas em nossa Universidade, que ainda não tem um sistema de biblioteca digital on-line implantado.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica foi defendido no último dia 13 de dezembro no Campus Alegrete. Antes disso, o trabalho já havia gerado participações no Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais – IHC, realizado em Belo Horizonte – MG, em outubro de 2010, e no I Seminário Aberto UNIPAMPA de Interação Humano-Computador, atividade de extensão organizada por acadêmicos matriculados na disciplina Interação Humano-Computador, que aconteceu em dezembro, três dias antes da defesa.

De acordo com a orientadora, a coordenadora de EAD da Universidade Amanda Meincke Melo, dentre as contribuições do trabalho estão a organização de requisitos de usuário, que foram identificados junto à comunidade acadêmica da UNIPAMPA, a sugestão de sistema a ser adotado pela instituição (no caso Dspace), a construção de protótipos que refletem requisitos de interface de usuário e a listagem de um conjunto de recomendações que orientam a implantação e a manutenção da acessibilidade de sistemas de bibliotecas digitais on-line.


Bagé - Três dos quatro formandos em Licenciatura em Matemática da turma 2010/2 foram aprovados para ingresso na Especialização em Estudos Matemáticos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O acadêmico Lucas dos Santos Fernandez obteve aprovação para área de Matemática Pura e Aplicada, enquanto os acadêmicos Gilson Leandro Pacheco Alves e Lidiane Schimitz Lopes obtiveram aprovação para a área de Educação Matemática.

A PPG está vinculada ao Instituto de Física e Matemática da UFPel. O curso receberá sua primeira turma no início de março e, de acordo com seu projeto político pedagógico, tem o objetivo de aprofundar discussões sobre aspectos da cultura matemática, nas respectivas ênfases, visando a formação continuada docente e/ou a aplicação da Matemática aos problemas técnicos ou científicos. Mais informações no site: http://www.ufpel.edu.br/ifm/ppem/


São Gabriel - O professor Sérgio Dias da Silva, do Campus São Gabriel informou que a formanda do curso de Ciências Biológicas Ana Luiza Ramos Ilha, sua orientanda ao longo de três anos e bolsista do CNPq, foi selecionada em terceiro lugar no Mestrado do Instituto de Geociências da UFRGS.
- O PPG tem conceito sete na avaliação da CAPES e é um dos mais disputados do país, ao lado da UFRJ, UNB e USP – detalha o professor.

Segundo ele, dezesseis candidatos de várias partes do Brasil disputaram vaga e apenas seis foram aprovados. O tema da dissertação de mestrado seráa descrição de materiais de vertebrados fósseis coletados pela equipe do Laboratório de Paleobiologia do Campus de São Gabriel, no início de 2010. A aluna também havia conquistado prêmio de destaque no II SIEPE.


São Borja – Alunas dos cursos de Comunicação do Campus São Borja também conquistaram espaços em mestrados. Aline Donato Streck, do curso de Jornalismo, foi aprovada para cursar o Mestrado em Processos e Manifestações Culturais na Feevale. De acordo com a professora Cárlida Emerim, sua orientadora, as provas de seleção foram feitas às vésperas da defesa de graduação. Aline divide parte dos méritos da conquista com a sua instituição de origem na carreira acadêmica:
- Comprovou-se que, a partir dos ensinamentos e da competência dos professores e gestores ao longo de quatro anos de curso, a universidade forma, muito além de profissionais, pensadores capazes de contribuir para a sociedade.

A publicitária Ariane Xarão, formada pela UNIPAMPA na primeira turma de Publicidade e Propaganda, conquistou uma vaga no Mestrado em Comunicação da UFSM. Conforme a professora que orientou sua pesquisa de graduação, Adriana Duval, a investigação dará continuidade aos estudos sobre o discurso publicitário do Guaraná Antarctica, expandindo o foco para os recursos empregados pela marca no exterior, nos países onde é produzido.

Darciele Marques, orientada pelo professor Flavi Lisboa Ferreira Filho, também integra a lista de novos mestrandos do PPGCOM da UFSM. Tauana Jeffman, também da turma 2010/1 foi aprovada para o Mestrado em Comunicação da PUC-RS, sob orientação do professor Juremir Machado da Silva, segundo conta o seu orientador, o professor Gabriel Sausen Feil.


Uruguaiana – O Campus registrou a conquista de vagas e programas de pós-graduação de diversos alunos de Enfermagem egressos da primeira turma (2010/1):
  • Naiana Oliveira dos Santos - 5º lugar no Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Luana de Oliveira Severo - 11º lugar no Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Júlia de Maura Quintana - 18º lugar no Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Daione SimonAIONE SIMON – 23º lugar no Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Danielli Gavião Malmann – Especialização Gestão Pública Municipal na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)


Uma aluna da lista de prováveis formandos da turma 2010/2 se destacou na busca de uma vaga: Vilma Fioravante dos Santos obteve 1º lugar no Mestrado em Enfermagem da UFRGS.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário