Isso é preocupante, já que muito gelo está derretendo. A Grande Geleira da Groenlândia, que tem milhares de metros de espessura e acolhe muitos glaciares, é um exemplo. O clima está esquentando na Groenlândia, por isso há mais derretimento na superfície. Ao longo da década passada, cada vez mais a geleira derreteu.
Os modelos anteriores não haviam sido capazes de explicar as observações dos cientistas do derretimento das camadas de gelo e geleiras, mas o novo modelo introduz um mecanismo possível para explicar como as mudanças na temperatura da superfície podem afetar a temperatura no fundo do gelo espesso.
Anteriormente, os cientistas pensavam nesse derretimento como um processo de condução, muito lento. Os pesquisadores compararam o processo de condução no interior das geleiras a um processo comum na cozinha. Por exemplo, se você colocar um peru congelado no forno, demora um pouco para o centro da ave congelada sentir os efeitos do calor. O novo modelo é uma maneira de trazer o calor da superfície muito mais rapidamente para o centro das geleiras do que através da condução.
Uma das descobertas mais importantes do trabalho recente é que o efeito do degelo (da água derretida) no aquecimento no interior das geleiras pode aumentar rapidamente a taxa de aquecimento dos corpos de gelo.
Uma pequena mudança na temperatura pode realmente ter um impacto bastante grande no aumento do fluxo e velocidade desse aquecimento. As mudanças devem acontecer na ordem de décadas, em vez de ao longo de milênios, como modelos anteriores indicavam.
Os resultados encontrados até agora são baseados só no modelo, mas os pesquisadores já partiram para Grande Geleira da Groenlândia para levantar dados que confirmem as descobertas.[OurAmazingPlanet]
Disponível em: http://hypescience.com/o-degelo-de-geleiras-pode-aumentar-ainda-mais-o-derretimento-de-gelo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário