Que as salamandras são um bicho interessante e muito fofo ninguém duvida. Mas quantas espécies você realmente conhece e o que sabe sobre esses bichinhos?
As salamandras têm seus olhos “arregalados” porque não têm pálpebras – em vez disso, elas possuem uma membrana transparente que cobre seus olhos. Algumas delas possuem habilidades especiais, como liberar uma mistura de fezes e outras substâncias com um cheiro horrível para afastar predadores ou então soltar a sua cauda para distrair um predador enquanto dá no pé (a cauda se regenera depois).
Confira as mais bonitas espécies de salamandra e conheça um pouco mais sobre cada uma delas:
Também conhecida como “salamandra turca” o bichinho, como você pode perceber pela foto, é do tamanho de um dedo. Seus hábitos são totalmente noturnos e ela gosta de morar em áreas fresquinhas e escuras das casas – o que é muito vantajoso já que ela gosta de se alimentar de baratas e de mariposas, então pode manter o ambiente limpo para você.
Essas criaturinhas vivem em Madagascar e, ao contrário da maioria das salamandras, seus hábitos são noturnos. Você pode identificá-las pelas três manchas em suas costas e pela mancha azul que circula seus olhos. Elas se alimentam de várias coisas, incluindo néctar e pequenos lagartos.
Também vive em Madagascar, como diz seu nome. Gosta de ficar pendurada em árvores e é a maior das salamandras de hábitos diurnos tendo, em média, 23 centímetros de comprimento. Alimenta-se de insetos, néctar e de frutas.
Elas vivem em pequenos grupos em algumas partes da África, como a Tanzânia, e são mais comuns em florestas de bambu. Adoram tomar banho de sol, mas se forem interrompidas, se escondem rapidamente nas fendas dos bambus. Emitem um som parecido com o do sapo e, normalmente, elas não têm mais do que cinco centímetros de comprimento.
Nativas da Nova – Zelândia, seus hábitos são diurnos. Elas são sempre verdes por fora, mas suas bocas podem variar de tonalidade (podem ser laranja, azul, vermelha, negra ou amarela). Gostam de viver em árvores e usam suas caudas para se pendurar, como se fosse uma quinta pata.
Elas realmente merecem o apelido. São encontradas nas áreas desérticas do Oriente Médio e possuem pele muito delicada (encostar nelas pode fazer com que elas, literalmente, percam pedaços de pele). No entanto, elas também respiram pela pele. São ativas durante a noite e durante o dia, escondem-se em buracos profundos cavados na areia.
Ela ganhou esse nome por dormir enrolada com sua cauda, como um gato. É encontrada na Tailândia, Singapura e na Indonésia. Suas patas não tem superfície aderente ou “almofadinhas” como as das outras salamandras, mas elas preferem viver em árvores usando suas pequenas garras para se segurar.
Temos certeza de que você conhece esse bichinho. Agora, se você não gosta que eles visitem a sua casa, é melhor pensar duas vezes antes de expulsá-los – eles podem expulsar (ou simplesmente exterminar) aranhas, moscas e outros insetos. É uma das espécies conhecidas por deixar sua cauda para trás quando assustada.
Essa é uma das mais incríveis salamandras da lista. Ela é encontrada nas Ilhas Maurício e tem hábitos tanto noturnos quanto diurnos. Apenas os machos apresentam essa coloração chamativa – as fêmeas são verdes e os machos mais submissos são de um azul bem mais fraco. Então o garotão acima é um macho dominante e saudável. Diferente de outras salamandras, essas podem ser bem agressivas contra os membros de sua própria espécie.
Apesar de sabermos que elas vivem na Austrália e que a salamandra acima é uma fêmea, pouco se sabe sobre essa espécie – além de sua aparência, obviamente bonita.
Nativa das Ilhas Caleidônia, é uma salamandra arbórea e noturna. Também é conhecida como Salamandra Cristada, por ter uma crista que se estende desde o meio dos seus olhos até o fim de suas costas.
Talvez a mais fofa salamandra da lista – seu nome, “tokay”, vem dos sons que elas emitem. É outra espécie noturna e arbórea, que vive em grandes alturas. Também é conhecida como o pit-bull das salamandras, por ser muito teimosa: se ela morder seu dedo, por exemplo, pode demorar mais de uma hora para resolver soltar-se. [EnvironmentalGraffiti]
Disponível em: http://hypescience.com/as-12-salamandras-mais-bonitas-do-mundo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário