sábado, 3 de julho de 2010

Pequena – e boa – reflexão

Artigo propõe o ensino de conceitos de nanotecnologia em sala de aula. O argumento: ela já está entre nós.

Por: Thiago Camelo

Pequena – e boa – reflexão

Estruturas químicas viram objetos do cotidiano. Esse é apenas um dos exercícios sugeridos pelo artigo que propõe explorar a nanociência em sala de aula (imagem: reprodução).

É possível dizer que todos os professores entrevistados para o Alô, Professor até agora tinham, ao menos, uma reclamação comum ao currículo escolar: ele não acompanha as mudanças que acontecem no mundo da ciência.

Por exemplo: desde o começo da década de 1980, pesquisadores já falam da nanociência como se fosse uma possibilidade real. Mas os currículos das matérias nos colégios não são atualizados na mesma velocidade. Então, até hoje, o assunto não é abordado nas escolas com a intensidade que alguns cientistas gostariam.

Na nova edição da Química Nova na Escola (revista já comentada aqui), há um interessante artigo que avalia a importância e as possibilidades de ensinar conceitos de nanotecnologia em sala de aula: Nanotecnologia – desenvolvimento de materiais didáticos para uma abordagem no ensino médio [PDF]. O trabalho foi escrito pelo estudante de sistema de informação Fábio Delgado e pelas químicas Káthia M. Honório e Miriam Sannomiya.

No texto, os três destacam a curiosidade que o assunto gera nos jovens: "O grande fascínio proposto pela nanoescala é o mistério daquilo que não é visível e palpável". Também são apontados os vários usos da nanotecnologia no nosso dia a dia, que vão da indústria dos cosméticos até o mercado fonográfico.

Exercícios para a sala de aula

Os pesquisadores se propõem a mapear páginas da internet que tratam o assunto de modo mais palatável. Citam, de modo rápido, alguns jogos que podem ser usados para facilitar o estudo.

Por fim, o artigo reconhece a dificuldade de se achar, na rede, atividades em português sobre o assunto. E sugere algo novo: atividades com origamis que simulam nanopartículas.

O texto é um passeio interessante pelo – ainda – incipiente programa de ensino escolar sobre nanotecnologia. É um começo e uma boa reflexão.


Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line

2 comentários:

  1. Nossa, fiquei encantada com a reconstituição do crime, suspeitos..adorei a ideia.

    Sucesso ao grupo.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Carol....Beijosss

    Att.
    Suélen
    PET-BIO

    ResponderExcluir