terça-feira, 1 de junho de 2010

Começa a Semana do Meio Ambiente da Unipampa

Evento foi aberto esta noite, no Auditório do XV
Ontem, dia 31 de Maio, o Curso de Ciências Biológicas e o PET Biologia do Campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) deram início a 2ª Semana do Meio Ambiente e Fórum Ambiental com as primeiras palestras realizadas no Auditório da Escola Estadual XV de Novembro. Grande parte dos acadêmicos da Universidade lotaram o lugar para as primeiras palestras.


Grande parte dos acadêmicos da Unipampa lotou o local na primeira noite
Além dos acadêmicos de Biologia, ainda se fizeram presentes alunos dos demais cursos, como Gestão Ambiental. As palestras da primeira noite foram proferidas pelo Engenheiro Leomyr Girondi, consultor técnico da Revita Engenharia, e da socióloga Jussara Kalil Pires, coordenadora técnica da Camara de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).

Girondi falou sobre o sistema dos aterros sanitários aos alunos da Unipampa
Na primeira palestra, Girondi versou sobre o tema "Aterro Sanitário", demonstrando o trabalho que é realizado pelo gerenciamento dos resíduos ambientais das cidades, onde foi mostrada a diferença entre lixões e aterros sanitários. "Os aterros minimizam os impactos ambientais da disposição dos resíduos sólidos urbanos, e isso foi modificado nos últimos anos, com a necessidade de processos mais técnicos para a triagem destes", frisando ainda as vantagens para os municípios, como geração de empregos e injeção de renda com impostos, além da responsabilidade ambiental.

Ele ainda salientou que o futuro dos aterros é voltado para a geração de energia e maior reaproveitamento de reciclagens, assim como outras possibilidades. A seguir, a socióloga Jussara falou sobre "Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos", que aprofundou mais o assunto abordado anteriormente, também enfocando o papel dos catadores no processo. Mostrando o que são os resíduos (sobras, papéis e materiais inviabilizados), ela frisou que ao longo dos anos, a população aumentou e consequentemente, o lixo produzido. "Há dez anos, 36% do lixo produzido vinha das residencias, e isso pode ter aumentado ainda mais", frisou a socióloga.

Jussara complementou a palestra anterior na sua vez de falar aos academicos
Na questão de coleta seletiva, o RS é o estado com maior número de cidades que tem a prática - em torno de 271 municípios - e dentro disso, os catadores também são essenciais, sendo importantes para a separação do lixo. "O catador é um prestador de serviço, e tem que se organizar, pois não é uma atividade fácil, além do que, tem que ser remunerado pelo município pelo que realiza", finalizou. Após a palestra, perguntas foram feitas aos palestrantes, em um Fórum de debates.

A programação segue hoje com mais duas palestras, com a bióloga Tania Burdullis (Licenciamento Ambiental) e o Prof. Dr. Frederico Costa Beber Vieira (Gases do Efeito Estufa em sistemas de produção agrossilvipastoril), a partir das 19 horas. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Gabriel e a divulgação de Contexto Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário