domingo, 7 de junho de 2009

Sobre besouros chifrudos

Onthophagus rangifer.jpg
© olga_helmy


Dura batalha

Chifres de besouros são uma característica especial. Não só são estruturas únicas dos machos, como não têm paralelo direto em outros insetos. Não são partes da boca, antenas ou patas modificadas. São chifres. Que inclusive chamaram a atenção do heróico velhinho, Charles Darwin, que nutria uma paixão por besouros desde a infância e usou os chifrudos para explicar a seleção sexual. (* há outras estruturas, embora não sejam chifres)

Os besouros machos usam esses chifres para batalhar pelas fêmeas. Em ambientes restritos, como túneis escavados por eles onde elas depositam ovos, machos se degladiam pela corte da companheira. E quase sempre, quanto mais longo o chifre, maior o número de vitórias, mais fêmeas fertilizadas e mais descendentes.

Trypoxylus (Allomyrina) dichotomus.jpg
© olga_helmy

Como qualquer estrutura sujeita à seleção sexual (apesar de não ser a fêmea quem escolhe, a conquista da batalha implica em reprodução), eles são uma força diversificadora impressionante. Besouros com chifres são extremamente numerosos e variados. Responsável por um dos maiores eventos de surgimento de espécies, a diversidade de formas que os chifres podem adquirir são um exemplo do poder de uma disputa evolutiva - alguém aí falou Rainha Vermelha?


Fonte: http://scienceblogs.com.br/rainha/

2 comentários:

  1. Por gentileza, preciso de uma informação: minha filha pisou em um besouro e este cravou as patas em seu pé, qdo fui tirar o bichinho, q não nm um pouquinho bonito, vi que furou e sangrou um pouco, analisando o besouro vi o qto ele é forte, fiquei com medo q ele fosse venenoso, apliquei uma pomada no local, somente. Poderiam me informar mais sobre a espécie?

    ResponderExcluir
  2. como faz para adquirir um besouro desse de chifres?

    ResponderExcluir